De novo? Vila Belmiro pode ser interditada
A noite de 6 de dezembro de 2023 ainda pode render problemas ao Santos, não bastasse o rebaixamento para a segunda divisão, o clube paulista ainda pode ser punido em até 10 jogos com a perda do mando de campo. O julgamento está marcado para o próximo dia 31 e pode selar um difícil início de campeonato para o Peixe.
O Santos foi rebaixado para a Série B após perder de 2 a 1 para o Fortaleza e Vasco da Gama e Bahia vencerem os seus jogos. Assim que o segundo gol do Leão do Pici foi marcado por Lucero, parte da torcida santista jogou bombas e rojões em direção ao gramado da Vila Belmiro, o árbitro Leandro Pedro Vuaden finalizou o jogo alegando falta de segurança.
O Santos foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que consta “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.
Caso seja punido, o Alvinegro Praiano pode pegar até 10 jogos sem mando de campo e ainda pagar uma multa no valor de R$ 100 mil.
Reincidente
Não é a primeira vez que o clube da Baixada Santista convive com protestos acima do tom de parte dos torcedores, ainda em 2023, quando a equipe foi derrotada pelo Corinthians, na Vila Belmiro, bombas foram atiradas ao campo. Na ocasião, o Peixe foi condenado a jogar oito jogos com portões fechados, mas recorreu e conseguiu diminuir a pena pela metade.
Vale ressaltar que a punição deve valer apenas para o Campeonato Brasileiro, o Santos disputará apenas o Campeonato Paulista e a Série B, já que o clube não se classificou para a Copa do Brasil de 2024.